Professor Castor

Professor Castor

Rua: João Batista Ribeiro, 199 - Centro - Pilar do Sul -SP
Academia de Capoeira Cordão de Ouro
(15) 9117-1191
Facebook: Castor CDO
castorcdo@ig.com.br

Mestre Bimba

Manoel dos Reis Machado, o Grande Mestre Bimba criador da Capoeira Regional nasceu em 23 de Novembro de 1900 no Bairro do Engenho Velho de Brotas - Salvador - Bahia - Brasil, filho de Luiz Cândido Machado e Maria Martinha do Bonfim, recebeu tal apelido após uma aposta de sua mãe com a parteira, onde a parteira que o "aparou" acertou que seria menino, e por na Bahia "BIMBA" ser popularmente conhecido como orgão sexual masculino o mesmo ficou a ser chamado assim a partir de tal data.

Mestre Bimba começou treinando Capoeira Angola, até então denominada apenas como Capoeira, iniciou seus treinamentos com o Mestre Bentinho, Capitão da Companhia de Navegação Baiana, aos 12 anos de idade na estrada das boiadas, hoje chamada de Bairro da Liberdade. Começou a ensinar Capoeira em 1918 (angola) no "Clube União em Apuros", ensinando a mesma por mais de 10 anos. No entanto com o passar dos anos Começou a desenvolver a sua Luta Regional Baiana, pois achava que a capoeira angola estava perdendo sua eficiência como luta, assim sendo, utilizando elementos da Capoeira Angola mais os do Batuque uma luta do recôncavo baiano que utiliza diversos golpes de perna extremamente violentos, o qual seu pai era Campeão, ele desenvolveu a  luta Regional Baiana e/ou Capoeira Regional como ficou posteriormente conhecida.

Em 1932, Mestre Bimba fundou a primeira academia especializada no ensino da Capoeira, Localizada no mesmo Bairro onde nasceu, no entanto a mesma só veio a ser registrada oficialmente em 1937. O centro de Cultura Física Regional foi à primeira academia de capoeira do Brasil e recebeu este nome, pois, na época, a capoeira ainda era proibida e só poderia ser praticada em recinto fechado.

Em 1939 já ensinava a Capoeira no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército (CPOR), onde ensinou por três anos.

Em 1949, veio para a terra da garoa (São Paulo) no estádio do pacaembú, onde enfrentaram alguns lutadores de luta livre, sendo que seus alunos na maioria venceram por nocaute.

Mestre Bimba realizou inúmeras apresentações pelo Brasil no intuito de divulgar a Capoeira, e através de uma delas conseguiu uma proeza que mudou completamente o rumo da mesma, pois após uma apresentação ao então Presidente Getúlio Vargas, o mesmo veio a legalizar a Capoeira, tirando-á do Código Penal, onde disse “A capoeira é o único esporte genuinamente brasileiro”, em 1953, no Palácio da aclamação, em Salvador-Bahia.

No entanto em 1973 Mestre Bimba decide ir para Goiás, por motivos financeiros, achava que o governo baiano não estava dando o seu devido valor, e infelizmente um ano depois vem a falecer, vitima de um derrame cerebral.