Professor Castor

Professor Castor

Rua: João Batista Ribeiro, 199 - Centro - Pilar do Sul -SP
Academia de Capoeira Cordão de Ouro
(15) 9117-1191
Facebook: Castor CDO
castorcdo@ig.com.br

Mestre Suassuna

Eu Venho de longe, venho de itabuna

Jogo Capoeira, meu mestre é o Suassuna...

 

        Reinaldo Ramos Suassuna, o Grande Mestre Suassuna, nasceu no dia 03 de Julho de 1938 em ilhéus e se criou em Itabuna BA. Teve seu início na Capoeira à contra gosto como o mesmo relata, pois tinha um problema nas pernas (princípio de paralisia infantil), no começo não gostava não "levava jeito" nem para gingar, no entanto com o passar do tempo com sua melhora física passou a pegar gosto pela arte, a chegar a um ponto de treinar tanto que sua mãe achava que estava doente. Cresceu no celeiro de "bambas" da Capoeira, teve grande influência de diversos mestres renomados no mundo da capoeira como mestres: Bimba, Pastinha, Sururú, Manéca brandão, Waldemar da Paixão, Canjiquinha, Caiçara, João Grande (joão batestaca), Gato, dentre outros. Na década de 60 brilhava nas rodas da Bahia devido sua bela capoeira, foi quando decidiu deixar a mesma para levar a capoeira em outros ares, no ano de 1965, conta que estava para ir no Rio de Janeiro, no entanto por influência de um amigo que ja morava na terra da garoa (da Família Godofredo) decidiu ir para a grande São Paulo. No começo foi tudo muito difícil, chegando na mesma foi assaltado perdeu o endereço que tinha, sem dinheiro ficou morando na rodoviária por um tempo, e depois de muito sufoco encontrou um pessoal de Itabuna que o levaram para a academia do Mestre Zé de Freitas, onde conheceu Mestre Brasília, Pinatti, Joel, Gilvan, dentre outros.

Em 1º de Setembro de 1967 fundou oficialmente o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, junto com o mestre Brasília, na Avenida Angélica num prédio que estava para ser demolido, conta o mesmo que o nome veio à partir do momento em que ouviam tocar na rádio a música de Baden Powell cantada por Elis Regina (Adeus Bahia, zum zum zum Cordão de Ouro...), decidiram por o nome também como forma de homenagem a Besouro Cordão de ouro, capoeirista que antecede a "divisão" Angola e Regional, pois não era nenhum dos dois estilos, visto que Mestre Suassuna "era mais Regional" e Mestre Brasilia "mais Angola", então ficaria um nome neutro. Logo devido as reformas no prédio tiveram que passar para a Av. das Palmeiras nº 104. Dois anos depois, em 1969, Mestre Brasília fundou seu próprio grupo "São Bento Grande" e Mestre Suassuna continuou insistentemente com a Cordão de Ouro.

Na época haviam muitos Capoeiristas também vindos da Bahia sem "pai nem mãe", e M. Suassuna reunia todos numa roda que acontecia aos sábados, formando meio que uma espécie de Consulado Baiano. Cada vez a apareciam mais e mais capoeiristas na cordão de ouro, até que mestre Suassuna preocupado com o crescimento da capoeira reunião todo mundo e disse " a partir do mês que vem cada um vai ter que se procurar um lugar para dar aula, a Capoeira tem que crescer em São Paulo". Então M. Limão abriu sua academia em Santo Amaro, Silvestre no Brooklin, etc.

No entanto a ditadura estava no auge, e nosso querido Mestre estava sendo confundido como líder dos subversivos, tanto que M. Suassuna chegou a ser preso injustamente, pois tinha alguns alunos que eram envolvidos com a subversão, só que sem conhecimento disso, assim sendo, quando questionado sobre tais pessoas não sabia informar nada e aí começavam as torturas apanhou muito, tomou choque, até um conhecido seu  e também amigo do Sr. Ms. Esdras (Aluno do Mestre Bimba) Dr. Paulo Vitor que trabalhava no Instituto Tecnológico da Aéronautica (ITA) informar que o mestre não possuía vinculo algum com tal subversão, já que conhecia o Mestre Suassuna de uma apresentação no ITA e admirava muito seu trabalho.

Sempre preocupado com o andamento da Capoeira começou a relembrar uma capoeira que jogava no final da década de 50, embora hoje seja conhecido como o criador do estilo miudinho o mesmo diz... "O jogo do miudinho gerou polêmica, porque está sendo mal interpretado. O pessoal está achando que é uma nova capoeira e não é nada disso. Eu simplesmente resgatei uma capoeira antiga, modernizei a maneira de jogá-la, mudei as seqüências... O nome miudinho surgiu porque eu estava observando que os capoeiristas estavam jogando muito longe um do outro e na nossa época a gente jogava bem pertinho; então, eu falava para o pessoal: 'eu quero o jogo mais miúdo, mais dentro, joga bem miudinho'. Então, eu criei um toque no berimbau. O miudinho não é uma capoeira nova; é uma maneira diferente de se mostrar a capoeira. Assim como existe o jogo de Iuna, o jogo de São Bento Grande, existe o jogo de Miudinho." Na década de 90 passou e trabalhou insistentemente tais sequências com seus alunos, formando no Capoeirando 2004 uma turma que ficou conhecida como a geração Miudinho.

Hoje está com a Matriz situada a Rua Jesuíno Pascoal, 44 - Santa Cecília - São Paulo - Brasil, e possui seu trabalho inserido e fixado no Brasil e em diversos países, com milhares de "Bambas da Capoeira" formados, sendo uma injustiça citar nomes, pois poderia esquecer alguém.